Tenha anotado o número internacional de identificação do aparelho (IMEI), que pode ser obtido digitando *#06# e a tecla ligar, assim como está gravado na caixa do aparelho.
As estatísticas criminais apresentadas pela Secretaria de Segurança Pública referentes ao mês de junho mostram elevação no índice de roubos – outros (excluindo Roubo de veículos, cargas e bancos, que possuem índices próprios), atingindo o total de 23 ocorrências no mês.
O que mais chama a atenção na análise dos históricos das ocorrências é que 20 desses roubos, ou seja 87% dos casos são de roubos de aparelhos celulares.
Em geral praticados contra vítimas que caminhavam desacompanhadas pelas ruas, principalmente no período noturno e em locais ermos, normalmente os roubos foram praticados sem emprego aparente de arma de fogo, mediante força física ou ameaça.
Polícias de todo o mundo tem encontrado dificuldade no combate a este tipo de crime, pois chama a atenção pelo alto valor agregado do aparelho que facilmente pode ser dissimulado pelo criminoso e é facilmente trocado por entorpecente.
O combate a esta modalidade delituosa se torna mais difícil pela Polícia Militar, pois mesmo acompanhando diariamente as ocorrências, direcionando o policiamento para os locais e horários de maior incidência e intensificando as abordagens a indivíduos em situação suspeita, o fato do não emprego de arma de fogo faz com que mesmo que o criminoso seja abordado, em não havendo nenhum objeto ilícito em sua posse e não esteja procurado pela justiça, ele será identificado e liberado logo após, aguardando o melhor momento para concretizar o delito, ou seja, quando a vítima expõe o celular, está distraída ou desacompanhada e que não percebe policiamento próximo.
ROUBO E FURTO DE APARELHOS CELULARES PODEM SER EVITADOS
Por isso é essencial a participação da população na prevenção primária dos delitos, com atitudes simples mas que podem impedir que se torne vítima deste crime, como por exemplo
•
•
Tenha anotado o número internacional de identificação do aparelho (IMEI), que pode ser obtido digitando *#06# e a tecla ligar, assim como está gravado na caixa do aparelho.
Com este número é possível bloquear o definitivamente o aparelho, assim como a Polícia Militar pode consultar se um aparelho é objeto de crime quando houver suspeita.
•
•
Evite utilizar o aparelho em via pública e em locais desertos, espere chegar em casa ou entre em um estabelecimento comercial antes de utilizar o aparelho;
•
•
Muitos roubos acontecem no entorno de escolas e faculdades, portanto cheque suas mensagens e outros aplicativos antes de sair do estabelecimento de ensino, evitando fazê-lo em pontos de ônibus e na via pública.
•
•
Não compre aparelhos de procedência duvidosa, pois além de ter o aparelho bloqueado, ainda pode ter complicações penais, pois caso seja flagrado com um aparelho com o IMEI que conste como produto de roubo ou furto, a pessoa será conduzida até a delegacia de polícia e poderá responder pelo crime de receptação.
•
•
Os pais devem acompanhar os filhos menores quando do uso de alguns jogos que são utilizados em logradouros públicos, notadamente o jogo Pokemon Go, lançado esta semana no Brasil, mas que com muitos relatos de roubos de smartphones nos países em que foi lançado anteriormente.