A campanha da Organização Mundial da Saúde ocorre sempre no mês de novembro e tem como objetivo alertar a população sobre os riscos do uso sem controle de antibióticos que pode provocar resistência das bactérias aos medicamentos disponíveis no mercado, tornando cada vez mais difícil o tratamento de infecções, por isso é importante que se mantenha o uso pelo período determinado pelo médico.
O problema da resistência aos antibióticos é considerado um dos maiores preocupações globais em saúde pública, pois gera uma série de consequências, por exemplo, o prolongamento de doenças, o aumento da taxa de mortalidade, o aumento no tempo de internação hospitalar e a ineficácia dos tratamentos terapêuticos e preventivos.
Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções.
Use somente se prescrito por profissional habilitado.