O vereador Vander Lopes (Podemos) enviou um ofício especial em caráter de urgência direcionado ao Prefeito Nilton Hirota, questionando o estoque de cilindros de oxigênio no município.
Ao menos 54 municípios paulistas estão em estado crítico de abastecimento de oxigênio medicinal, de acordo com o levantamento realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems).
A White Martins, uma das principais fornecedoras de oxigênio no país, está avisando grandes redes de hospitais privados e públicos que está com dificuldades para atender a alta demanda no estado de São Paulo. Na última sexta-feira a empresa divulgou que a demanda por oxigênio em todo o país cresceu 56%, em março, e as fábricas já operam 24 horas por dia.
Entre as informações solicitadas, Vander quer saber qual o estoque de cilindro da rede, qual a média semanal de consumo de oxigênio e se há um acompanhamento diário. O vereador também pergunta sobre parcerias com as redes municipais e privada caso haja a falta do material, tanto no município quanto na rede estadual.
"Precisamos saber se há estoque de oxigênio para as unidades de saúde da nossa cidade e provisionamento futuro, tendo em vista que os casos continuam aumentando", relatou. “Sabemos que esse problema grave está acometendo todo o nosso país. Essa é a grande preocupação devido à gravidade que estamos vivenciando, e se faltar oxigênio, o receio de nossa rede de atendimento entrar em colapso torna-se real”, completou.